quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha da PUMA

Definição de Marketing de Guerrilha: Segundo a AMA (American Marketing Association) é ”Marketing não convencional que pretende obter resultados máximos a partir de recursos mínimos”.
A minha definição de Marketing de Guerrilha: Marketing com recursos escassos, com acções cirúgicas de alto impacto e visibilidade.
Vantagens: As principais vantagens são o baixo custo e alta taxa de penetração no segmento alvo durante um periodo curto mas de grande intensidade.
Desvantagens: São campanhas muito curtas e que faz com que passado algum tempo sejam esquecidas.
Exemplo de Marketing de Guerrilha da Puma
Ao utilizar uma estratégia inteligente de patrocínio, que prioriza equipas com muita atitude, como a Jamaica, ao invés de equipas de ponta, como a China ou os EUA, podemos dizer que a Puma foi extremamente guerrilheira e potencializou muito bem os seus recursos.


O resultado foi que a marca lutou pelos corações dos adeptos e por espaço na imprensa de igual para a igual com seus principais concorrentes, as gigantes Adidas, patrocinadora oficial , e Nike, patrocinadora das duas equipas mais medalhadas.No Brasil, para comemorar as conquistas da Jamaica, a Puma chamou a Espalhe que tem estendida uma bandeira de 350m2 em prédios do Rio e São Paulo.
E para vender sua coleção Puma Runway, com sapatilhas e roupas utilizados pela equipa da Jamaica, e apresentar o conceito Performance meets Fashion, a Espalhe fez uma ação ambiente nas academias de São Paulo, onde uma passarela liga os armários dos atletas jamaicanos no vestiário masculino e feminino até uma “esteira jamaicana”.




Fonte:http://www.blogdeguerrilha.com.br/2008/08/25/usain-bolt-ou-michael-phelps-puma/

sábado, 4 de outubro de 2008

Verdades de Ontem, Mentiras de Hoje



As verdades de ontem, mentiras de hoje, são um exemplo que pensar diferente "Think Different", é um conceito que tem que estar presente no quotidiano da comunidade de Marketing, para encontrarmos algo completamente diferente e novo, que preencha necessidades dos consumidores.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PEN-IX marca registada no INPI

http://www.inpi.pt/servicos/marcas_online.html

Briefing!!

Fonte: yoytube ( acedido em 12-10-2007)


O briefing é um conjunto de informações passadas numa reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizado em gestão, relações públicas e na publicidade.
O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de
pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planeamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
O briefing deve criar um roteiro de acção para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter ideias para criar soluções.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing ( acedido em 03-10-2008)