segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Marketing Relacional

Definição de Marketing Relacional: Tem como objectivo criar e cultivar relacionamentos fortes de longo prazo que satisfaçam ambas as partes, clientes, forncedores, distribuidores e outros parceiros de forma a conquistar ou manter negócios com estes. O marketing relacional constrói fortes ligações económicas, técnicas e sociais entre as partes.
(Fonte: Kotler e Keller 2006 pag. 16)

A minha definição de Marketing Relacional: O Marketing Relacional é a construção e desenvolvimento de relações pessoais ou comerciais entre pessoas ou empresas e os seus Clientes, Forncedores e restantes parceiros de negócios ou interesses, de forma a criar e construir oportunidades de negócio que satisfaçam as necessidades de ambas as partes.

Vantagens : Contrução de redes de relacionamentos efectiva originando a fidelização dos clientes e um retorno significativo em termos de lucro.

Desvantagens: Alto investimento na recolha e actualização de informações sobre os clientes. É necessário ter um protofolio alargado de produtos para responder de uma forma personalizada a cada cliente.

Existe uma corrente que afirma que o Marketing Relacional é a evolução natural do Marketing Directo.
Se analisarmos os pontos essenciais do Marketing Directo ; Identificar Clientes; Segmentá-los e Interagir com Eles; acrescenta-se o Costumizar Produtos e Serviços e obtemos o Marketing Relacional. A costumização de produtos e serviços ás necessidades especificas de cada cliente leva a uma relação duradoura e fidelizada.
As novas tecnologias e programas de CRM( Customer Relationship Management) e PRM (Partner Relationship Management) vieram facilitar a compilação de bases de dados e a uma integração de vários dados que levam a um melhor conhecimento das necessidades de clientes e parceiros que pode proporcionar um relacionamento profundo com cada um deles.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Experience Marketing

Definição de Experience Marketing:Experience Marketing, é o marketing que leva os consumidores a terem expriências não convencionais de forma individual ou colectiva com as marcas e que geram fenómenos de identificação, diferenciação e interacção que reforçam momentos, memórias, sentimentos e identidades com as mesmas.
(Fonte:Gestão de Experience Marketing 2006 Gestão de Experience Marketing
Andreia Andrés, Joaquim Caetano e Luís Rasquilha)

A minha definição de Experience Marketing: O Experience Marketing visa criar uma relação entre cliente e a marca, através de experiências personalizadas ou de grupo, que estimulem o lado emocional do cliente com a marca, de forma a esta estar na mente do cliente de uma forma emocional em vez de uma forma meramente por necessidade funcional ou caracteristica de um qualquer seu produto.

Vantagens: O preço não é o factor determinante para esta marca; Fidelização de Clientes


Desvantagens: No caso de experience marketing de grupo, os publicos são diversificados e poderão não ser o nosso público alvo e desta forma não existe uma relação directa entre investimento na acção e retorno dessa acção.

No caso do festival de música Super bock Super Rock, existe uma clara evidência de a marca de cervejas Super Bock oferecer ao seu consumidor experiências e sensações em vez de um produto racional, as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes. Ao viver as experiências "o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas".
Fonte:
http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia

Existem vários comentários na internet onde facilmente conseguimos identificar sensações experiências dos consumidores quando falam do Super bock Super Rock deixo aqui alguns exemplos:

1º Comentário

"Em directo do Super Bock Super Rock
Aqui estou eu em directo do Super Bock Super Rock :)
Estamos presentes com os vídeos da Antena 3 e posso dizer que estão o máximo...
Pois... é um trabalho dificil aqui no sbsr..."
Fonte:
http://sapovideos.blogs.sapo.pt/16211.html


2º Comentário

"Tem razao! o Super Bock Super Rock e muito melhor k o rock in rio. Mas esses parvos k tao a dizer mal da britney, primeiro olhem para eles antes de olhar para os outros, e, segundo, se nao gostam, nao critikem!!! VIVA SUPER BOCK SUPER ROCK!!!!!!!"
Afixado por:
Claudia Bras em maio 27, 2004 04:57 PM
Fonte:
http://quintoelemento.weblog.com.pt/arquivo/109354.html