segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Marketing Relacional

Definição de Marketing Relacional: Tem como objectivo criar e cultivar relacionamentos fortes de longo prazo que satisfaçam ambas as partes, clientes, forncedores, distribuidores e outros parceiros de forma a conquistar ou manter negócios com estes. O marketing relacional constrói fortes ligações económicas, técnicas e sociais entre as partes.
(Fonte: Kotler e Keller 2006 pag. 16)

A minha definição de Marketing Relacional: O Marketing Relacional é a construção e desenvolvimento de relações pessoais ou comerciais entre pessoas ou empresas e os seus Clientes, Forncedores e restantes parceiros de negócios ou interesses, de forma a criar e construir oportunidades de negócio que satisfaçam as necessidades de ambas as partes.

Vantagens : Contrução de redes de relacionamentos efectiva originando a fidelização dos clientes e um retorno significativo em termos de lucro.

Desvantagens: Alto investimento na recolha e actualização de informações sobre os clientes. É necessário ter um protofolio alargado de produtos para responder de uma forma personalizada a cada cliente.

Existe uma corrente que afirma que o Marketing Relacional é a evolução natural do Marketing Directo.
Se analisarmos os pontos essenciais do Marketing Directo ; Identificar Clientes; Segmentá-los e Interagir com Eles; acrescenta-se o Costumizar Produtos e Serviços e obtemos o Marketing Relacional. A costumização de produtos e serviços ás necessidades especificas de cada cliente leva a uma relação duradoura e fidelizada.
As novas tecnologias e programas de CRM( Customer Relationship Management) e PRM (Partner Relationship Management) vieram facilitar a compilação de bases de dados e a uma integração de vários dados que levam a um melhor conhecimento das necessidades de clientes e parceiros que pode proporcionar um relacionamento profundo com cada um deles.

Nenhum comentário: