quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Punk Marketing

Definição de Punk Marketing:“Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”.(Richard Laermer e Mark Simmons. 2006).
A minha definição de Punk Marketing: Punk Marketing é fazer o que ninguém fez, sendo por vezes politicamente incorrecto, mas atraindo atenção e consumidores .
Vantagens: Baixo custo de investimento e facilidade de atrair atenção pela irreverência.O interrogar-se sempre faz-nos manter alerta, descobrindo novas oportunidades e transformá-las em forças.
Desvantagens: Campanhas muito curtas e direccionadas a nichos de mercado, criar inimigos não é bom seja de que forma for, pode trazer vantagens de curto prazo, mas fortes dissabores no médio e longo prazo.

A forma como publicitam a serie de televisão SOPRANOS é um
bom exemplo de Punk Marketing, ver foto -------->


"O Livro Punk marketing” é, segundo os autores, esse grito de revolta que anuncia uma maneira diferente de se fazer as coisas. Os autores apresentam neste livro um manifesto para o marketing baseado em 15 itens. Primeiro: “se não arriscar morre”. Segundo: “desafie as regras da indústria.” Terceiro: “não tente agradar a todos”. Seguem-se: “não ceda aos clientes”; “não seja controlador”, “nunca perca a honestidade”, “crie inimigos”, “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”, “pense à frente dos rivais”, “não se deixe iludir pela tecnologia”, “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”, “comunique com simplicidade”, “aposte na qualidade, em detrimento da quantidade”, “use novas ferramentas de marketing” (por exemplo, os blogues ou os social networking sites) e, por fim, “interrogue-se constantemente”.

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