quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Endomarketing

Definição de Endomarketing: Endomarketing é um processo de gestão , cíclico e contínuo, direccionado ao objectivo da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com o seu trabalho e garantir o seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, económicos e humanos, a partir de desempenhos superiores.(Vinicius Carvalho de Carvalho em 2002.)
A minha definição de Endomarketing: O Endomarketing é uma ferramenta de gestão para comunicar e dar motivos ás pessoas, de forma a que estas partilhem e sejam co-responsaveis pelos objectivos da empresa, atingindo níveis superiores de excelência.
Vantagens: A equipa conhece e partilha da missão,valores e objectivos da empresa, passando essa imagem para os seus clientes. Ajuda a fomentar o espirito de equipa e a partilha de objectivos dos vários departamentos da empresa.Alinhamento dos objectivos pessoais com os objectivos da empresa.
Desvantagens: Excesso de informação e acções internas pode levar a uma redução de produtividade. A empresa não deve ficar virada para dentro perdendo a noção de mercado, pode levar a miopia de Marketing.

Endomarketing é uma recente área da gestão e tem como objectivo adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das empresas.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para os seus clientes, as empresas precisam convencer os seus funcionários a comprá-lo?
O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o colaborador.
E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na agenda de discussões estratégicas que, directa ou indirectamente envolvem os recursos humanos.(http://www.endomarketing.com/oque_endomarketing.htm) Acedido em 11/2008







Abaixo passo a indicar alguns exemplos de meios e formas de utilizar o Endomarketing.


  • Jornal interno com a utilização de vários artigos, como, por exemplo, área de recursos humanos, projectos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede.

  • Cartazes motivacionais, informativos e de forma de quebra-cabeça, sempre com o objectivo de passar novas informações para equipa interna.

  • Apresentações internas, programas para apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve.

  • Memória, ou seja, o resgate da história da empresa, com o objectivo de passar a evolução da mesma, às pessoas que a desconhecem.

  • Intranet.

  • Manuais de integração: muito utilizados para divulgação de alguns aspectos da cultura organizacional.



Um comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Bem definido. Sabemos que falta o resto...
O exemplode baixo está no bom caminho. Este aqui e outros seguirão o exemplo, certamente. Fica o recordar do desafio:definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário.