sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Buzz Marketing

Definição de Buzz Marketing:Conforme Arthur D. Little, "trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a passar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing)

A minha definição de Buzz Marketing: É uma forma de marketing que tem como obectivo estimular individuos a transmitir a outros, de seu âmbito social e de relações, determinadas informações sobre um produto, serviço, etc. de forma a passar a mensagem a milhares ou milhões de pessoas através de qualquer meio seja ele verbal, fisico ou digital.

Vantagens do Buzz Marketing: Facilmente e rapidamente difundido por qualquer meio de comunicação com baixo investimento.

Desvantagens do Buzz Marketing: No inico consegue-se controlar, mas no meio do processo depois de difundido por milhares de pessoas, não se consegue alterar, numa fase avançada do processo começa a haver falta de precisão na mensagem, podendo até a ser negativo.

O Buzz MArketing, tem o mesmo conceito do Marketing Viral, que é rapidamente distribuído pela internet, porém, o Buzz MArketing tem a vantagem de ser difundido por qualquer meio, físico ou digital.

Existem vários factores chave para o sucesso de uma campanha de Buzz Marketing:

  • Os Eleitos para divulgarem a mensagem, devem ser preferencialmente lideres de opinião ou com grande capacidade de influência junto da sua Rede de relações e amigos.

  • O Ambiente e o Contexto em que se realiza a campanha, devem ser escolhidos de forma a ser um assunto que requeira atenção e que seja aceite pela sociedade em geral naquele momento, isto é : " Não ter razão antes do tempo".

  • Fixação da ideia na mente das pessoas em torno da qual pretendemos o Buzz, a mensagem deve ter impacto e especilamente positivo e que seja facilmente assimilada e fixa na mente das pessoas de forma a que esta a possam passar facilmente com entusiasmo.

  • Criar o Desiquilibrio nos conceitos pre-concebidos pelas pessoas, fazer com que o que era estável e inutável afinal pode ser alterado se abordarmos com uma mensagem difernente e que faça sentido ao comum dos mortais.


O Iphone é um exemplo de Buzz Marketing, antes de chegar aos consumidores começaram divulgar quais as potencialidades do mesmo e as respectivas caracteristicas, o resultado foi , filas e filas de espera nas portas das lojas no dia do seu lançameto, e a receita volta a agora com o ...Rumor ou Buzz Marketing: fotos do 'possível' iPhone nano :



http://www.gizmodo.com.br/conteudo/rumor-fotos-do-possivel-iphone-nano


Magicamente, eis que aparece uma foto do possível-novo-quem-sabe iPhone Nano.

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