A minha definição de Buzz Marketing: É uma forma de marketing que tem como obectivo estimular individuos a transmitir a outros, de seu âmbito social e de relações, determinadas informações sobre um produto, serviço, etc. de forma a passar a mensagem a milhares ou milhões de pessoas através de qualquer meio seja ele verbal, fisico ou digital.
Vantagens do Buzz Marketing: Facilmente e rapidamente difundido por qualquer meio de comunicação com baixo investimento.
Desvantagens do Buzz Marketing: No inico consegue-se controlar, mas no meio do processo depois de difundido por milhares de pessoas, não se consegue alterar, numa fase avançada do processo começa a haver falta de precisão na mensagem, podendo até a ser negativo.
O Buzz MArketing, tem o mesmo conceito do Marketing Viral, que é rapidamente distribuído pela internet, porém, o Buzz MArketing tem a vantagem de ser difundido por qualquer meio, físico ou digital.
Existem vários factores chave para o sucesso de uma campanha de Buzz Marketing:
- Os Eleitos para divulgarem a mensagem, devem ser preferencialmente lideres de opinião ou com grande capacidade de influência junto da sua Rede de relações e amigos.
- O Ambiente e o Contexto em que se realiza a campanha, devem ser escolhidos de forma a ser um assunto que requeira atenção e que seja aceite pela sociedade em geral naquele momento, isto é : " Não ter razão antes do tempo".
- Fixação da ideia na mente das pessoas em torno da qual pretendemos o Buzz, a mensagem deve ter impacto e especilamente positivo e que seja facilmente assimilada e fixa na mente das pessoas de forma a que esta a possam passar facilmente com entusiasmo.
- Criar o Desiquilibrio nos conceitos pre-concebidos pelas pessoas, fazer com que o que era estável e inutável afinal pode ser alterado se abordarmos com uma mensagem difernente e que faça sentido ao comum dos mortais.
O Iphone é um exemplo de Buzz Marketing, antes de chegar aos consumidores começaram divulgar quais as potencialidades do mesmo e as respectivas caracteristicas, o resultado foi , filas e filas de espera nas portas das lojas no dia do seu lançameto, e a receita volta a agora com o ...Rumor ou Buzz Marketing: fotos do 'possível' iPhone nano :
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/rumor-fotos-do-possivel-iphone-nano
Magicamente, eis que aparece uma foto do possível-novo-quem-sabe iPhone Nano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário