sábado, 3 de janeiro de 2009

Marketing Viral

Definição de Marketing Viral: O Marketing Viral envolve a transmissão de produtos, de serviços ou de informações desenvolvidas por uma empresa de utilizador em utilizador via internet. (Fonte: Kottler e Keller , 2006)
Passar adiante uma mensagem que "contamine" o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto com outras acções, como comprar algo ou se inscrever em algum serviço. Com a Internet o conceito cresceu e se potencializou. Agora cada pessoa envolvida pode "contaminar" centenas ou milhares de correspondentes. As empresas que souberem transformar essa equação "mensagem recebida = compra + divulgação" em algo imediato conseguirão explorar toda a potencialidade do marketing viral.
(Fonte: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_recall.html)



A minha definição de Marketing Viral: Sendo hoje em dia considerado uma forma de Marketing, é ao mesmo tempo um dos meios de Buzz Marketing, que utiliza a internet de forma a difundir uma mensagem através das redes de e-mails, blogs e outros meios da internet de forma a levar os receptores desta mensagem a consumir algo.



Vantagens do Marketing Viral: Baixo custo de investimento e grande receptividade neste tipo de campanhas não convencionais por parte de um público mais jovem cansado de campanhas convencionais.



Desvantagens do Marketing Viral: devido á sua facilidade de utilização existem hoje me dia milhares de campnhas de Marketing Viral o que leva a uma certa descredibilização desta técnica.



Durante a pesquisa que efectuei encontrei este site, onde falam das 7 técnicas do Marketing Viral.É muito interessante devido à forma prática como informam a utilização do Marketing Viral


http://www.meio.ws/artigos/exibe.asp?na=18







Em meados da década de 1990, foi o Hotmail oferecendo gratuitamente serviços de correio electrónico, um conceito revolucionário na época. Um dos primeiros exemplos de marketing viral, o Hotmail iria oferecer gratuitamente endereços de e-mail com um simples tagline promocional. A mensagem que se propagava através de grupos e comunidades e rapidamente a campanha foi um sucesso. Hotmail tinha feito a sua marca, o produto tinha-se tornado bem conhecido e popular, e a marca tinha sido criada com apenas um pequeno número de mensagens virais.

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