quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Marketing Internacional

Definição de Marketing Internacional: Acções desenvolvidas pelas empresas para satisfazer as necessidades dos seus clientes que implicam a Transposição das fronteiras, 1ª fase da Internacionalização das empresas. (Kotler e Keller, 2006)


A minha definição de Marketing Internacional: As empresas veêm o mundo como sendo um mercado global e utilizam estratégias globais de Marketing, para se apresentarem ao mercado da forma mais uniforme possivel, tendo em atenção as respectivas adaptações culturais.

Vantagens: Campanhas publicitarias universais, reduzindo assim os custos de produção das mesmas; Imagem corporativa muito forte; propociona notoriedade e credibilidade global; Criação de Imagem de Marca.

Desvantagens: Comunicam para o mercado de massa; segmentação dos clientes é com critérios globais, esquecendo nichos de mercado.


Existem vários exemplos de bom Marketing Internacional, quer na indústria automóvel, quer na indústria farmaceutica, quer na indústria alimentar, mas o exemplo mais claro de um bom Marketing Internacional é a Coca-Cola, não sendo lider no País de origem (EUA), consegue ser o refrigerante mais consumido e conhecido a um nível global.

Isto deve-se a uma estratégia de Marketing Internacional e que nos nossos dias devido à Globalização podemos considerar Marketing Global. O exemplo abaixo é notório que a Coca-Cola pretende chegar a todos os segmentos de mercado, a foto abaixo são garrafas de Coca-Cola, com design Roberto Cavali.










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