O Marketing Holístico engloba 4 áreas do Marketing:
- Marketing Interno
- Marketing Integrado
- Marketing de relacionamento
- Marketing Socialmente responsável
Fonte: (Kotler e Keller, 2006)
A minha definição de Marketing Holístico : O Marketing Holistico é um conjunto de 4 areas de marketing (acima assinaladas), de forma a harmonoizar o conceito de marketing e desta forma, definir estratégias concertadas, com maior abrangência em termos de cobertura da mensagem.
Vantagens: Análise integrada de 4 disciplinas do Marketing; Fuciona como sinergia para diferenciar um qualquer produto, serviço ou mensagem; Cria imagem de notoriedade.
Desvantagens: Poderá se tornar pesado e pouco objectivo em termos de acções concretas.
Na foto abaixo está o exemplo generalista da integração das varias vertentes de marketing que constituiem o Marketing Holístico.
Um comentário:
Nas campanhas de Coca-Cola, por exemplo, no objetivo é um puúblico mais amplo. Todo mundo toma coca. Mas nem todo mundo toma Diet Coke. Então esse é o momento em que a Coca-Cola tem que fazer uma campanha focada. Nos, realizamos uma campanha focada em pessoas com miopia. Era para vender lentes de contato. As vendas aumentaram consideravelmente.
Postar um comentário