quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Marketing Holístcio

Definição de Marketing Holístico: Pode ser visto como o desenvolvimento, o projecto e a implementação de programas e actividades de marketing, como o reconhecimento da amplitude e das interdependências dos seus efeitos. Ele reconhece que no marketing tudo é importante- o consumidor, funcionários, outras empresas, concorrentes e a sociedade em geral.
O Marketing Holístico engloba 4 áreas do Marketing:

  1. Marketing Interno
  2. Marketing Integrado
  3. Marketing de relacionamento
  4. Marketing Socialmente responsável

Fonte: (Kotler e Keller, 2006)

A minha definição de Marketing Holístico : O Marketing Holistico é um conjunto de 4 areas de marketing (acima assinaladas), de forma a harmonoizar o conceito de marketing e desta forma, definir estratégias concertadas, com maior abrangência em termos de cobertura da mensagem.

Vantagens: Análise integrada de 4 disciplinas do Marketing; Fuciona como sinergia para diferenciar um qualquer produto, serviço ou mensagem; Cria imagem de notoriedade.

Desvantagens: Poderá se tornar pesado e pouco objectivo em termos de acções concretas.

Na foto abaixo está o exemplo generalista da integração das varias vertentes de marketing que constituiem o Marketing Holístico.







Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Nas campanhas de Coca-Cola, por exemplo, no objetivo é um puúblico mais amplo. Todo mundo toma coca. Mas nem todo mundo toma Diet Coke. Então esse é o momento em que a Coca-Cola tem que fazer uma campanha focada. Nos, realizamos uma campanha focada em pessoas com miopia. Era para vender lentes de contato. As vendas aumentaram consideravelmente.